Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: INSURGÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE O LUGAR DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NO BRASIL
Autor(es): DAYANE LIMA PIMENTEL
Colaborador(es): MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - Orientador
Catalogação: 11/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71519@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71519
Resumo:
A presente pesquisa pretende discutir o lugar das relações étnico-raciais na formação em Psicologia, particularmente do sujeito negro na compreensão da subjetividade. Trata-se de uma revisão bibliográfica dos aspectos históricos e estruturantes das relações raciais no Brasil e sua relação com a Psicologia e em particular com a construção do seu saber e de seu processo de ensino. Problematiza-se a universalidade do sujeito psicológico que sustenta a formação dita pluralista do psicólogo e a importação acrítica de conceitos, indagando sobre os possíveis efeitos do privilégio epistêmico nos currículos de Psicologia para a formação e a prática dos profissionais. Pretende-se fomentar o debate sobre a necessidade de mudanças nos currículos que visem a adoção de práticas disruptivas com a colonialidade do pensamento e contestar a ideia de que o racismo e o letramento racial de psicólogos seja uma preocupação opcional e não uma necessidade basilar da formação profissional.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF