Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: INSTA-IDENTIDADES: AUTODESCOBERTA OU CONSTRUÇÃO DE MARCA?
Autor(es): JOAO VICTOR COELHO B DA C BRAGA
Colaborador(es): DANIELA ROMAO BARBUTO DIAS - Orientador
Catalogação: 11/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71514@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71514
Resumo:
Este trabalho pretende analisar os processos de constituição psíquica, em especial de identidade, no contexto das redes sociais. Começa-se com uma discussão das formas que a psicanálise pode ler das transformações sociais decorrentes do avanço das tecnologias digitais e surgimento das redes sociais, de forma a estabelecer qual será a base de leitura deste trabalho. Em seguida, apresenta-se conceitos como extimidade, performance, ideal do eu, identidade, fantasia e brincar e como eles podem ser utilizados para explicar as construções de si. Examina-se a relação entre imagem, identidade e o surgimento dos influencers, assim como a construção da modelo Kylie Jenner, como um modelo de identidade pensada como marca.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF