Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: FACES DA INFÂNCIA: DA CONSTRUÇÃO DO SENTIMENTO DE INFÂNCIA A CONTEMPORANEIDADE
Autor(es): ANA CAROLINA DE SOUZA MARTINS
Colaborador(es): SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - Orientador
Catalogação: 10/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71479@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71479
Resumo:
O presente trabalho visa discutir a infância contemporânea, marcada pela vivência tecnológica e forte papel das mídias, que invadem a vida comum e as preenche de conteúdos, muitas vezes, sem controle. Traçando um caminho histórico sobre o sentimento de infância e à luz da teoria psicanalítica, aborda-se as principais nuances desse período, tais como a sexualidade infantil, as teorias das crianças sobre a sexualidade, a provisão parental e ambiental, e a importância do brincar, que contribuem com o desenvolvimento e constituição do psiquismo. Essas contribuições visam ampliar o conhecimento sobre esse momento da vida, bem como ajudam a pensar nas implicações que a aproximação do mundo adulto com o mundo da criança suscitam. A aproximação é verificada através das exigências às quais as crianças são submetidas, mesmo já consolidadas noções de proteção e importância da infância, como essencial a fantasia e o lúdico, fatores que tendem a perder espaço nas vivências da infância contemporânea.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF