Título: | PARENTALIDADE E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA DO CUIDADO | ||||||||||||
Autor(es): |
ALINE ANDRADE WEBER NUNES DA ROCHA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 10/JUL/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71476@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71476 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A partir de contribuições da Psicanálise, o presente trabalho visa analisar aspectos concernentes ao contexto da parentalidade e educação no contexto da pandemia. No que diz respeito à parentalidade refletimos, a partir das relações familiares observadas durante as aulas remotas, o quanto os cuidados parentais são essenciais para o desenvolvimento psíquico da criança.
Nesse sentido ressaltamos a importância de um ambiente acolhedor para que as crianças possam dar continuidade ao seu desenvolvimento, assim como entendemos o espaço escolar como lócus privilegiado de escuta e atenção às crianças a partir de práticas implementadas na escola que favoreçam o diálogo entre o desenvolvimento das capacidades cognitivas e das
capacidades emocionais, relacionando a prática do analista à prática educativa.
|
|||||||||||||
|