Título: | A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA | ||||||||||||
Autor(es): |
RENATHO GEORGE URIE SALLES CAMARGO |
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Colaborador(es): |
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - Orientador |
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Catalogação: | 30/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71350@1 |
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Resumo: | |||||||||||||
Busca-se, com esse estudo, inicialmente, enfatizar a importância de estudar os processos sociais para a assimilação dos processos individuais e, assim, compreender como o humano constrói sua personalidade a partir dos elementos com os quais se relaciona socialmente. Vale destacar que o homem está inserido em uma sociedade baseada no modelo socioeconômico capitalista. Portanto, um dos objetivos principais deste texto também é explorar quais valores deste sistema são difundidos na cultura, pois acredita-se que eles acabam por orientar as relações. Dessa forma, será possível identificar como as instituições e, principalmente, a escola, expressam esses valores. O foco essencial deste trabalho é avaliar o impacto dessa expressão nos alunos e destacar a importância de um processo de ensinoaprendizagem mais humanizado, que considere o estudante como um verdadeiro individuo, levando em conta todos a sua realidade e os seus aspectos histórico-culturais. O estudo será realizado a partir de uma revisão bibliográfica, fundamentada na abordagem da Psicologia Histórico Cultural; mas conta com diversos estudos de outras áreas do conhecimento como a própria Psicanálise, a Sociologia e a Filosofia; pois acredita-se numa Psicologia que incorpore outras ciências humanas para a melhor compreensão do sujeito, evidenciando a importância do meio social.
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