Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DEPRESSÃO MATERNA PÓS ADOÇÃO: POSSÍVEIS FATORES E IMPACTOS NO VÍNCULO PARENTO FILIAL
Autor(es): LETICIA ANDRADE PIERONI PAES
Colaborador(es): REBECA NONATO MACHADO - Orientador
Catalogação: 27/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71340@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71340
Resumo:
O presente trabalho buscou apresentar o fenômeno da depressão materna pós-adoção, seus possíveis fatores e impactos no vínculo parento-filial. Para isso, pesquisamos diversas investigações científicas, buscando proporcionar bases empíricas e teóricas para a análise da problemática proposta. Realizamos um estudo tendo três eixos temáticos: a parentalidade adotiva, maternidade e depressão, os quais nos permitiram estabelecer reflexões sobre a depressão materna no contexto da adoção. Ao longo do desenvolvimento desse trabalho, pudemos constatar a escassez de trabalhos acadêmicos acerca da questão proposta. Desse modo, este trabalho visa a contribuir para que o fenômeno seja mais estudado pelos profissionais da área da Saúde, especialmente da Psicologia, Enfermagem, Assistência Social, etc, a fim de que expandam a compreensão sobre o assunto e disponham de mais recursos para auxiliar mães, pais e filhos adotivos que enfrentam o desafio de se vincularem e formarem uma família.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF