Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A ADICÇÃO SOB UMA ÓTICA PSICANALÍTICA: A ARTICULAÇÃO ENTRE A ECONOMIA DO PRAZER E AS RELAÇÕES OBJETAIS
Autor(es): CLARA RAPOSO DA CAMARA COELHO
Colaborador(es): DANIELA ROMAO BARBUTO DIAS - Orientador
Catalogação: 27/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71336@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71336
Resumo:
Este trabalho tem a proposta de investigar os quadros de adicção sob uma perspectiva da Psicanálise, a partir da articulação entre a metapsicologia, a economia psíquica e as relações de objeto. Ele tem como ponto de partida alguns conceitos freudianos apresentados no texto Além do princípio do prazer, de 1920, tais quais os princípios do prazer e da realidade, a compulsão à repetição e a pulsão de morte. Em seguida, eles foram integrados à pulsionalidade no funcionamento adictivo, pela via do ato e descarga pulsional, com auxílio da obra do psicanalista Decio Gurfinkel, que também discorre sobre a perversão dos elementos da pulsão e a função assumida pelo objeto-droga. Por fim, foi trabalhada a origem das relações objetais no desenvolvimento psíquico, e suas contribuições para a formação das soluções adictivas, pela literatura dos autores Donald W. Winnicott e Joyce McDougall.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF