Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AS APARIÇÕES DO NÚCLEO INFANTIL NA CLÍNICA PSICANALÍTICA
Autor(es): ISABEL DE ANDRADE GUEIROS
Colaborador(es): SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - Orientador
Catalogação: 27/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71327@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71327
Resumo:
O objetivo do presente trabalho consiste em voltar-se para o momento primordial de constituição psíquica de um sujeito e demonstrar como a forma, singular, que este se estrutura psiquicamente, o acompanhará durante toda vida. Nesse sentido, nos voltamos a definir o que é nomeado, em psicanálise, como o núcleo infantil de um indivíduo e sua inerência em adultos e crianças. Assim, a partir dos conceitos de Sigmund Freud e de seu contemporâneo, René Roussillon, buscou-se discorrer sobre os processos primordiais que um sujeito perpassa durante sua constituição psíquica, e como, em conjunto, tais processos resultam na estruturação de um núcleo infantil. Dessa maneira, compreendendo o núcleo infantil como aquilo que reaparece e se reatualiza durante toda vida de um analisando, sendo motor e movimento do processo analítico, priorizou-se um recorte para as manifestações deste no contexto da clínica. É nesse sentido, portanto, que a clínica psicanalítica não apenas se apresenta como um lugar possível para manifestações infantis, como, também, possibilita a ressignificação desse núcleo, permitindo que o novo surja.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF