Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O NUMINOSO E A DOUTRINA DO SANTO DAIME
Autor(es): JULIANA DE CARVALHO DA FONSECA
Colaborador(es): RICARDO TORRI DE ARAUJO - Orientador
Catalogação: 27/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71325@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71325
Resumo:
A proposta do trabalho consiste em identificar a forma que o numinoso se expressa nos rituais, compreendendo a experiência como atributo primordial dos trabalhos espirituais daimistas e pedra angular de edificação da doutrina. Sob as lentes dos autores William James, Rudolf Otto e Carl Jung traçar paralelos a partir da revisão bibliográfica sobre a religião. Desse modo, buscarei relacionar os conceitos dos autores com os relatos de estados visionários conhecidos como mirações e demais experiências dos adeptos. O intuito é um maior aprofundamento do conceito ancorado à religião, com atenção à particularidade de cada dimensão vivenciada e seus incontestáveis frutos, originários de verdadeiras transformações. Para iniciar a investigação, será utilizada a pesquisa bibliográfica com base na abordagem qualitativa. Após a familiarização do conceito incorporado ao referido contexto, segue-se o método de pesquisa exploratória.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF