Título: | REPERCUSÕES DA DEPRESSÃO MATERNA NA RELAÇÃO MÃE-BEBÊ: UM ENFOQUE NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR | ||||||||||||
Autor(es): |
RAPHAELA BARQUETA MOREIRA DE LUCENA |
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Colaborador(es): |
LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador |
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Catalogação: | 27/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71322@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71322 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre sintomas depressivos maternos, decorrentes de um quadro de Depressão Pós-parto (DPP) ou Depressão Perinatal durante o período gravídico puerperal, e o impacto na relação mãe-bebê e
consequentemente o desenvolvimento infantil deste. Assim, escolheu-se o momento de ingresso e adaptação escolar, durante a primeira infância, para delimitar um período em que se pode observar melhor seu desenvolvimento, dando enfoque na importância da qualidade de suas primeiras relações interpessoais e estimulação prévia para um desenvolvimento sadio. Utilizou-se como pressuposto teórico acerca da vinculaçãomaterna, a Teoria do Apego de John Bowlby e Mary Ainsworth. Através da literatura
pode-se encontrar uma relação direta entre um cuidado insatisfatório, advindo da fragilidade psíquica de uma mãe depressiva, e prejuízos no desenvolvimento infantil naprimeira infância, sobretudo nos domínios socioemocionais e de comportamento
exploratório que podem ser observados em crianças em creches. Este estudo visa contribuir para promoção da saúde mental materna, acolhimento de puérperas e a desmistificação de maternidade perfeita, apontando os prejuízos de transtornos mentais
no funcionamento da mãe e suas consequências para sua relação com o bebê e o infantil a longo prazo.
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