Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PSICOLOGIA DAS MASSAS E O FASCISMO
Autor(es): GIOVANA BASTOS MEMERE
Colaborador(es): MONAH WINOGRAD - Orientador
Catalogação: 26/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71317@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71317
Resumo:
O objetivo do presente trabalho consiste em identificar os elementos e modos de funcionamento de um regime fascista a partir de uma democracia, abordando suas características fundamentais e ideológicas mais radicais. Com ênfase no aspecto mítico da criação do líder e a dicotomia com a razão, assim como o lugar que em seus seguidores ocupa a morte e o desejo. Trataremos também do papel crucial que os movimentos de massa exercem na vida coletiva e individual dos sujeitos que dela participam, bem como seus efeitos sociais e políticos, e suas manifestações mais cruas e inconscientes, que formam uma alma coletiva. Sendo assim, abordaremos as explicações psicanalíticas, à luz de Sigmund Freud, da diferença entre a psique individual e social dos sujeitos. Os instintos inconscientes que nessa configuração de massa vem à tona, o papel da identificação e das ligações libidinais na união da multidão com seu líder. Como também as causas e os efeitos do contágio e da sugestão, orientadas por um discurso hipnotizador de seu agitador, que visa a ascensão fascista.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF