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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AS VOZES NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(es): BEATRIZ MACHADO DIAS
Colaborador(es): CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS - Orientador
Catalogação: 26/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71316@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71316
Resumo:
O presente estudo buscou investigar, por meio da Teoria das Representações Sociais, de que forma o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é representado nas publicações brasileiras, entre os anos de 2013 a 2022. Desse modo, foi realizada uma revisão sistemática, utilizando os seguintes bancos de dados: SciElo, BVS, LILACS, PePsic e Periódicos Capes. Após a aplicação de critérios de exclusão e inclusão - em que se rastreou as pesquisas que tivessem os relatos dos participantes - dos 1.530 artigos somente 33 foram selecionados, sendo 28 pesquisas qualitativas e 2 estudos de caso, com caráter qualitativo. Em seguida, os 30 artigos foram agrupados em 5 diferentes núcleos, sendo eles: núcleo familiar, núcleo escolar, núcleo saúde, núcleo infantil e núcleo subjetivo. Com a análise, verificou-se que as mães são as pessoas mais procuradas para realização de pesquisas a respeito do autismo, seguido pelos docentes. Entretanto, observou-se uma escassez de estudos das próprias pessoas autistas e de demais profissionais da saúde (como neuropediatras e psiquiatras). Ademais, os estudos demonstraram também a presença de capacitismo em determinados discursos, sendo possível observar que isso pode afetar a representação das outras pessoas. Por esse motivo, se mostrou relevante o desenvolvimento de demais pesquisas qualitativas que busquem a participação de pessoas autistas, para uma compreensão mais apurada a respeito de suas subjetividades.
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