Título: | A EDUCAÇÃO E A SEXUALIDADE: REFLEXÕES SOBRE A NORMATIZAÇÃO E A ASSIMILAÇÃO DE CORPOS DISSIDENTES SEXUAIS NO AMBIENTE ESCOLAR | ||||||||||||
Autor(es): |
MILENA DEPENTOR |
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Colaborador(es): |
MILENA DEPENTOR - Orientador |
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Catalogação: | 26/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71295@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71295 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o processo de normatização e assimilação de corpos
dissidentes sexuais no ambiente escolar, representando como as microagressões presentes da
rede de poderes na educação se adequam à escola para regular os corpos. Contribuições de
Michel Foucault e Guacira Lopes Louro foram usadas para o maior entendimento do caráter
discursivo da sexualidade e o papel da escola em manter esses discursos, através da análise
criteriosa da bibliografia escolhida. Evidenciou-se, também, as diferentes formas de pedagogias
e como estas podem colaborar para uma emancipação e uma maior liberdade de ideias dentro
da Educação como instituição, assim como as políticas públicas podem, junto às pedagogias,
criarem um cenário de multidões de corpos reconhecidos dignamente ocupando o espaço-escola.
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