Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A EDUCAÇÃO E A SEXUALIDADE: REFLEXÕES SOBRE A NORMATIZAÇÃO E A ASSIMILAÇÃO DE CORPOS DISSIDENTES SEXUAIS NO AMBIENTE ESCOLAR
Autor(es): MILENA DEPENTOR
Colaborador(es): MILENA DEPENTOR - Orientador
Catalogação: 26/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71295@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71295
Resumo:
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o processo de normatização e assimilação de corpos dissidentes sexuais no ambiente escolar, representando como as microagressões presentes da rede de poderes na educação se adequam à escola para regular os corpos. Contribuições de Michel Foucault e Guacira Lopes Louro foram usadas para o maior entendimento do caráter discursivo da sexualidade e o papel da escola em manter esses discursos, através da análise criteriosa da bibliografia escolhida. Evidenciou-se, também, as diferentes formas de pedagogias e como estas podem colaborar para uma emancipação e uma maior liberdade de ideias dentro da Educação como instituição, assim como as políticas públicas podem, junto às pedagogias, criarem um cenário de multidões de corpos reconhecidos dignamente ocupando o espaço-escola.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF