Título: | QUEM PODE ESCOLHER?: AS POSSIBILIDADES DE ESCOLHA PROFISSIONAL PARA JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL | ||||||||||||
Autor(es): |
LAISA AZEVEDO ESTEVES DE BARROS |
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Colaborador(es): |
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - Orientador |
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Catalogação: | 26/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71294@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71294 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho visa compreender as possibilidades de escolha profissional para jovens em
situação de vulnerabilidade social, observando as diferentes desigualdades que impactam esses
indivíduos e os caminhos alternativos encontrados para construir uma carreira profissional.
Dentro dessa proposta, analisam-se algumas das variáveis sociais que afetam essa parcela da
população, entre elas: a disparidade econômica, o desnivelamento educacional, a violência
cotidiana e o contexto familiar dos indivíduos, relacionando-as às dificuldades de realizar uma
escolha profissional coerente com interesses e expectativas pessoais. Busca-se também
examinar essa escolha dentro da perspectiva da Orientação Profissional, em especial a partir da
ótica da Psicologia Sócio-Histórica, refletindo sobre os impactos do apagamento do contexto
socioeconômico no atendimento desses jovens e sobre os prejuízos da perpetuação de ideologias
culpabilizantes em sua subjetividade. Por meio de um estudo de três casos de alunos atendidos
no serviço de Orientação Profissional do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico
(NOAP) da PUC-Rio, deseja-se exemplificar os reflexos da desigualdade e as trajetórias
profissionais possíveis de estudantes universitários bolsistas que procuraram o serviço para
refletir sobre uma re-escolha profissional. Destaca-se o papel da Orientação Profissional dentro
da Psicologia para escuta e acolhimento dos jovens e suas questões relacionadas à escolha
profissional, bem como a importância do oferecimento de serviços de apoio ao universitário
como estratégia de cuidado e promoção do bem-estar dentro da instituição.
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