Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: LUTO, MORTE, PERDA E SOFRIMENTO HUMANO À LUZ DA PSICOLOGIA
Autor(es): LYZ COTRIM LEVCOVITZ
Colaborador(es): SANDRA SALOMAO CARVALHO - Orientador
Catalogação: 26/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71275@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71275
Resumo:
O presente estudo buscou compreender o luto através de um resgate conceitual histórico até a contemporaneidade, pela ótica da psicologia. Apresentando reflexões gerais sobre a morte; conceituando o luto e seus múltiplos processos diante das mais variadas perdas, destacando aspectos de interação entre o cuidado paliativo, sistema familiar e luto; e por fim, refletindo sobre uma perspectiva contemporânea acerca da perda, e a elaboração da dor e do luto na ótica da psicologia. Por meio de uma revisão bibliográfica narrativa, foi possível verificar que a perda diante da morte, implica em um significativo processo de sofrimento humano, assim o luto se caracteriza como uma vivência complexa, e com aspectos particulares a cada pessoa, e que sua manifestação está associada inclusive a aspectos sociais e culturais em cada demarcador histórico de tempo. Na contemporaneidade, os variados tipos de luto, sensibiliza para um olhar particularizado das dimensões variadas, inclusive nas especificidades, diante do luto antecipado em situações de cuidado paliativo. Desse modo, a psicologia se destaca como uma área relevante de acolhimento, que possibilita a ressignificação de papeis e o ajustamento emocional, diante do sofrimento da perda e do enlutamento. Conclui-se que houve limitação significativa para composição do referido estudo e espera-se que este, possa contribuir para reflexões gerais sobre o luto e sobre a importância da atuação do profissional psicólogo nesse contexto.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF