Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL (TCC) NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL (SII): UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA
Autor(es): ILANA BRITZ
Colaborador(es): MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador
Catalogação: 26/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71270@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71270
Resumo:
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio gastrointestinal funcional (DGIF), hoje referido como distúrbio da interação cérebro-intestino, que se caracteriza por dor abdominal recorrente e alterações do hábito intestinal (constipação, diarreia, mista ou inespecífica). O diagnóstico da SII é baseado em sintomas de acordo com critério diagnóstico do ROMA IV, na ausência de sinais de alarme e após a exclusão de diagnósticos diferenciais. É uma condição funcional crônica e de alta prevalência que afeta a qualidade de vida dos indivíduos e impõe um ônus significativo ao sistema de saúde. Frequentemente, está associada a comorbidades psicológicas, como ansiedade e depressão, e a altos níveis de estresse e angústia psicológica. Dada sua fisiopatologia multifatorial e complexa, o tratamento é a partir de um modelo biopsicossocial para a SII, que enfatiza a importância da interação entre o trato gastrointestinal e o sistema nervoso central e incorpora a desregulação do eixo cérebro-intestino e os fatores psicológicos na etiologia da SII. O tratamento é multifatorial, com uma combinação de dieta, medicação e tratamento psicológico. A Terapia CognitivoComportamental (TCC) é a abordagem de tratamento para a condição que apresenta o maior número de pesquisas que comprovam e endossam sua eficácia psicoterapêutica. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura acerca da SII e dos fatores psicológicos associados, compreendidos dentro de um modelo biopsicossocial, bem como investigar a contribuição da TCC no tratamento da SII, verificando o resultado referente à sua eficácia no manejo desta condição, incluindo o enfrentamento e a redução dos sintomas e a melhora do funcionamento psicológico e da qualidade de vida.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF