Título: | A CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS: O AFETO COMO NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA | ||||||||||||
Autor(es): |
DANIELA DA SILVA BARBOSA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 25/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71258@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71258 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Atualmente, existe um grande debate a respeito da educação inclusiva e de novas perspectivas possíveis para os alunos em situação de inclusão. Este trabalho busca explorar a evolução histórica da inclusão de pessoas com deficiência em escolas regulares, destacando a importância da construção de vínculos com as figuras presentes nesse ambiente como um fator
crucial. A pesquisa abrange desde os primeiros marcos históricos até os dias atuais, discutindo o papel do afeto e do cuidado no processo de ensinar e aprender. Além disso, o trabalho apresenta um estudo de caso de um aluno com Síndrome de Jacobsen, analisando os impactos do vínculo em sua aprendizagem e permanência no ambiente escolar. A partir dos achados, o estudo busca refletir sobre o papel da Psicologia na promoção da inclusão escolar. Os resultados indicam que é possível desenvolver uma abordagem individualizada e centrada no cuidado, fundamental para uma perspectiva inclusiva na educação.
|
|||||||||||||
|