Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: TRANSTORNO POR USO DE SUBSTÂNCIAS: UMA VISÃO INTEGRATIVA ENTRE NEUROCIÊNCIA E PSICOLOGIA
Autor(es): MAYARA MEDEIROS COSTA
Colaborador(es): DANIEL CORREA MOGRABI - Orientador
MATHEUS PEDROSA SILVA DA COSTA - Coorientador
Catalogação: 25/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71243@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71243
Resumo:
O presente trabalho explora o Transtorno por Uso de Substâncias (TUS) em sua classificação diagnóstica atual e histórica, sintomatologia, prevalência, etiologia e fisiopatologia. O trabalho discute a nosologia do fenômeno em torno das distintas perspectivas ao longo do tempo, além de levantar problemáticas culturais e sociais, e traz especial ênfase aos modelos explicativos baseados em evidências. Investiga, por fim, os processos psicológicos e neurofisiológicos subjacentes à sintomatologia do quadro clínico em seus diferentes níveis de gravidade, propondo uma visão integrativa entre a neurociência e a psicologia clínica. Por fim, busca estabelecer relações entre o abuso de substâncias e os Transtornos Relacionados ao Trauma (traumatologia do desenvolvimento infantil e TEPT clássico), a nível etiológico e enquanto comorbidade, destacando seus processos neurobiológicos convergentes. Desse modo, enfatiza a necessidade de compreensão do trauma no manejo clínico do abuso de substâncias, bem como a necessidade de promover de mais estudos que abordem as dimensões do trauma em psicopatologia.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF