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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AUTISMO E FAMÍLIA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA
Autor(es): BRUNA RAMOS RODRIGUES
Colaborador(es): RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - Orientador
Catalogação: 25/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71238@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71238
Resumo:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza por alterações do comportamento social, da comunicação, da linguagem e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. O objetivo deste trabalho é discutir o impacto do diagnóstico de TEA na família e a importância da sua participação no tratamento. O método escolhido para este estudo foi a revisão da literatura acerca da temática: família e autismo. A partir dos resultados encontrados optou-se por estruturar o trabalho em três capítulos com as seguintes unidades temáticas: contextualização histórica sobre o diagnóstico e seus critérios atuais; avaliação diagnóstica; impacto da confirmação do quadro na família e a importância do seu envolvimento no tratamento; principais linhas de intervenção, seus objetivos e as necessidades de adaptação no contexto familiar. Pôde-se perceber que é essencial que profissionais da área da saúde estejam cientes dos problemas mais comuns enfrentados pelos pais de crianças autistas, para que possam assisti-los em relação ao sofrimento que experimentam. Conclui-se que a participação dos pais em todas as etapas do processo, desde o diagnóstico até o tratamento tende a aumentar a resposta da criança à intervenção.
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