Título: | TRAJETÓRIAS DE SOCIALIZAÇÃO DA EMOÇÃO DE FAMÍLIAS | ||||||||||||
Autor(es): |
JULIANA TEIXEIRA SCHEIDEGGER |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 24/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71226@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71226 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Nos dias de hoje, muito tem se debatido a respeito da educação socioemocional e de diferentes maneiras de abordar e trabalhar tais competências, principalmente no âmbito escolar. Contudo, o presente trabalho visa pensar nos primórdios dessa discussão, tratando do desenvolvimento socioemocional das crianças, como esse se dá e, principalmente, como as famílias podem vir a
impactá-lo. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, visando instigar novas formas de pensar e discutir o tema. Tendo início nos âmagos da questão, que seriam a definição de família, considerando uma perspectiva histórica, e discutir acerca do desenvolvimento emocional na infância. Buscando, ao fim, articular e refletir sobre qual seria o papel das famílias ao longo
desse desenvolvimento. Com base nos achados, foi possível perceber que, não só existe essa influência da família, como à medida que os cuidadores direcionam seu afeto para os filhos, não estão apenas dando carinho às crianças, mas também estão se deixando afetar.
|
|||||||||||||
|