Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: UM ESTUDO SOBRE AS (IM)POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS NOS ATENDIMENTOS FEITOS POR PSICÓLOGOS BRANCOS À POPULAÇÃO NEGRA
Autor(es): CLARISSE SETTE PEREIRA TROISGROS
Colaborador(es): MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - Orientador
Catalogação: 24/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71222@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71222
Resumo:
Este estudo se propõe a refletir sobre responsabilidades e compromissos na prática da psicologia clínica interracial, através de uma investigação sobre a construção do conceito de raças e seus impactos institucionais e subjetivos para a população negra. Problematizando a branquitude e o mito da democracia racial, buscamos compreender os deveres da psicologia e suas respectivas formações diante da omissão no letramento e na conscientização da identidade racial. Revelamos que a cor sente dor, principalmente quando são as pessoas negras que tomam as brancas como marco referencial e questionamos como pode se dar a relação terapêutica entre psicólogos brancos e clientes negros, uma vez que mais de 85% dos psicólogos brasileiros se autodeclaram brancos e, de modo geral, não se percebem racializados. Afirma-se a urgência de um comprometimento com a conscientização racial na área da saúde e do ensino em que cabe à psicologia uma escuta implicada em se tornar um agente transformador da perversa realidade em que está imersa a maior parte da população brasileira.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF