Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O LUGAR DO CORPO EM PSICANÁLISE E A AUTOMUTILAÇÃO
Autor(es): LUANA SAMPAIO DE CARVALHO
Colaborador(es): MARIA ISABEL DE ANDRADE FORTES - Orientador
Catalogação: 24/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71210@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71210
Resumo:
O presente trabalho apresenta o tema da automutilação, a partir da concepção de corpo desenvolvida pela psicanálise. Para isso, inicialmente foi feita uma contextualização histórica que aponta, através de exemplos encontrados na literatura, a trajetória percorrida pelo conceito da automutilação, de acordo com a época e os valores vigentes em cada período histórico. Em seguida, a automutilação é destrinchada e analisada em termos de suas dimensões arcaica e sensível. Noções básicas como controle e pele são definidas para melhor entendimento das análises que são apresentadas na sequência. O último argumento apresentado retrata a relação entre o sujeito e o outro. No caso específico da automutilação, a rarefação do campo da alteridade tem uma grande importância para a compreensão das motivações dos praticantes de tais comportamentos. Por fim, os pontos levantados são costurados entre si, de forma a reconhecer suas semelhanças e diferenças no que tange a concepção corporal psicanalítica no campo das automutilações.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF