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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: MEMÓRIA E TRANSTORNOS DISSOCIATIVOS
Autor(es): ALANA CHRIS DA SILVA BATISTA
Colaborador(es): DANIEL CORREA MOGRABI - Orientador
Catalogação: 24/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71206@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71206
Resumo:
Os transtornos dissociativos podem ser compreendidos como uma perturbação do funcionamento psicológico e envolve alteração em diversas áreas, como por exemplo:. consciência, memória, identidade, emoção, percepção, representação corporal, controle motor e comportamento. Os sintomas incluem perda da subjetividade, envolvendo fragmentação da identidade, despersonalização e desrealização e/ ou amnésia. Estudos revelam o trauma, principalmente na infância, como fator desencadeador. Ademais, é visto que pessoas com transtorno do estresse pós-traumático apresentam níveis cronicamente mais elevados de dissociação e por essa razão, foi incluído um subtipo dissociativo de TEPT adicionado ao Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais. As funções executivas podem ser compreendidas como habilidades mentais que nos ajudam a gerenciar os objetivos do dia a dia e são cruciais para autonomia e funcionalidade. Estas englobam a atenção, a memória, o planejamento, flexibilidade cognitiva, etc. Neste estudo será realizado um levantamento dos instrumentos mais utilizados na neuropsicologia para compreensão das funções executivas, mencionando as escalas/ questionários existentes para auxílio no mapeamento dos transtornos dissociativos e os desafios na compreensão da dissociação. O presente estudo tem como objetivo investigar a forma como a memória e as funções executivas podem ser impactadas nos transtornos dissociativos.
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