Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PSICODÉLICOS NO TRATAMENTO DE TRANSTORNOS POR USO DE SUBSTÂNCIAS: AVANÇOS RECENTES E PERSPECTIVAS PARA O FUTURO
Autor(es): PEDRO FEITOSA BENEVIDES
Colaborador(es): JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
Catalogação: 24/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71203@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71203
Resumo:
Os psicodélicos têm ganhado destaque no meio científico pelo potencial apresentado em estudos iniciais para tratar de uma série de transtornos mentais de difícil tratamento, como Transtorno por uso de substâncias. As intervenções com psicodélicos têm demonstrado segurança e uma notável rapidez na melhora dos pacientes, com resultados positivos observados, em alguns casos, após apenas uma dose dessas substâncias. Esta revisão de literatura abordará pesquisas que exploraram o uso de psicodélicos no tratamento de adicções, bem como as principais abordagens terapêuticas utilizadas. Por ser um campo de estudo em emergência, a maioria das pesquisas apresenta limitações, como amostras muito pequenas, estudos abertos ou dados baseados em auto-relato. Apesar disso, os artigos analisados nesse trabalho encontraram resultados positivos no uso de psicodélicos para redução ou abstinência de álcool, nicotina e opióides, além da prevenção do desenvolvimento de adicções. Dentre as diferentes formas de intervenção, as terapias assistidas por psicodélicos foram as mais estudadas e as que apresentam evidências mais robustas de eficácia no tratamento de Transtorno por uso de substâncias. Por fim, concluiu-se que são necessárias pesquisas mais extensas e bem estruturadas para que os psicodélicos possam ser considerados efetivos e seguros no tratamento de adicções e para que se possa estabelecer protocolos eficazes e culturalmente adaptados, ampliando assim as opções de tratamento para transtornos adictivos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF