Título: | O IMPACTO DA DINÂMICA FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O QUE VEMOS NA ESCOLA | ||||||||||||
Autor(es): |
JOANA COELHO VENDRAMINI |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 24/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71201@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71201 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente estudo aborda a influência da dinâmica familiar no desenvolvimento infantil e como ela aparece no ambiente escolar. A partir das teorias sistêmicas e, principalmente, Winnicottiana, o projeto visa trazer uma perspectiva histórica do entendimento de família e seu consequente impacto no processo de construção da subjetividade e constituição da realidade de um indivíduo. A escola, por sua vez, é o primeiro espaço em que essas singularidades passam a conviver para além do seio familiar, fazendo com que os comportamentos e visões de mundo trazidos de casa fiquem em evidência e, em muitos casos, sejam distorcidos para algo cognitivo e/ou biológico. Desse modo, a fim de ilustrar a força da família no desenvolvimento de um sujeito e a consequente importância de um olhar atento da equipe psicopedagógica da escola, o estudo relata casos práticos analisados a partir da teoria de Winnicott.
|
|||||||||||||
|