Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: HOMOPARENTALIDADE: REFLEXÕES SOBRE PAPÉIS SOCIAIS E A SAÚDE MENTAL DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Autor(es): CHIARA CHINELATO SACRAMENTO GOES
Colaborador(es): RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - Orientador
Catalogação: 23/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71176@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71176
Resumo:
Arranjos familiares não convencionais são cada vez mais comuns. O objetivo do presente trabalho é investigar como se estabelecem os arranjos familiares homoparentais e como se dá o desenvolvimento infantil dentro deste modelo familiar. A hipótese inicial é de que a composição familiar não é um fator determinante na vivência da parentalidade para impactar negativamente o desenvolvimento infantil. O método de revisão bibliográfica foi utilizado para investigar esta questão, considerando a significância do gênero parental e da vinculação biológica na parentalidade e no desenvolvimento infantil. A relevância do preconceito e seu impacto nas famílias homoparentais também foi abordada. Para tal, diversas pesquisas foram apresentadas, a partir das quais o tópico foi desenvolvido. Novos estudos são necessários para melhor explorar a saúde mental da família contemporânea.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF