Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AUTOCOMPAIXÃO E MINDFULNESS COMO FATORES PROTETIVOS CONTRA A POTENCIALIZAÇÃO DA MÍDIA SOBRE A ANOREXIA E BULIMIA NERVOSA
Autor(es): ANDREA MARTINS LINDENBAUM
Colaborador(es): MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador
Catalogação: 23/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71169@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71169@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71169
Resumo:
A mídia exerce uma influência significativa no comportamento alimentar, contribuindo para a formação de distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia. Esses transtornos são motivo de preocupação na sociedade atual, que está imersa em uma cultura de culto ao corpo perfeito e ideal, potencialmente perigosa e altamente influenciadora nesse contexto. Esta monografia apresenta uma revisão sistemática que busca analisar estudos que investigam o papel da autocompaixão e do mindfulness como fatores protetivos contra a influência negativa da mídia nos transtornos alimentares, especialmente a anorexia e a bulimia. O objetivo deste estudo é explorar os efeitos da autocompaixão, que envolve a adoção de uma atitude compassiva, gentil e aceitadora em relação a si mesmo com o propósito de reduzir a autocrítica e a busca por padrões de beleza inatingíveis. Além disso, é abordado o conceito de mindfulness, que consiste em direcionar a atenção plenamente para o momento presente, afastando-se de pensamentos disfuncionais relacionados à imagem corporal e à alimentação. A metodologia inclui a busca em bases de dados acadêmicas e a seleção criteriosa dos artigos relevantes com foco nos resultados de pesquisas que investigam a eficácia da conjugação da autocompaixão e do mindfulness como recurso de tratamento complementar à terapia cognitivo-comportamental. Os resultados desta revisão sistemática fornecem insights sobre os possíveis benefícios da autocompaixão e do mindfulness na regulação emocional diante da pressão exercida pelas mídias sociais, que contribuem para a manutenção dos transtornos alimentares. Conclui-se que a incorporação dessas abordagens terapêuticas pode auxiliar na redução da vulnerabilidade aos ideais de corpo promovidos pela mídia e no fortalecimento da autoaceitação e bem estar emocional. Este estudo destaca a importância de considerar a junção da autocompaixão e do mindfulness oferecendo um contraponto ao impacto da mídia social nos transtornos alimentares. Essas abordagens complementares podem contribuir para a promoção da saúde mental e o tratamento eficaz dos indivíduos afetados pela anorexia e bulimia. Futuras pesquisas devem aprofundar a compreensão desses fatores protetivos e investigar sua aplicabilidade prática no contexto clínico.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF