Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O DESAMPARO DA MULHER ENCARCERADA
Autor(es): HELENA MARTINS BROCHADO
Colaborador(es): MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - Orientador
Catalogação: 23/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71166@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71166
Resumo:
Este trabalho nasceu de uma experiência de visita a um presídio feminino. As encarceradas são, em sua maioria, jovens, negras e de baixa escolaridade, isto é, uma população extremamente vulnerável. A maior parte delas está presa por associação ao tráfico, levadas pela necessidade de sustentar os filhos ou por amor e lealdade ao parceiro. Apesar disso, elas quase não recebem visitas. Além dos empecilhos físicos, as visitações em presídios, existem estigmas que marcam mulheres que não cumprem o papel social esperado de uma cuidadora dócil. Como as mulheres são o pilar financeiro e emocional que organiza e sustenta a família, quando elas são encarceradas, geralmente, seus lares são desfeitos. Historicamente, as prisões foram pensadas para homens, e foram poucas e precárias as atualizações de infraestrutura para receber mulheres. O abandono e a falta de recursos dentro da prisão geram nas encarceradas uma sensação de desamparo, que pode promover transtornos como a depressão, e dificultam a saída dessas mulheres desse ciclo de violência. Deste modo, interessada no assunto e diante da carência de pesquisas que abordem as peculiaridades do encarceramento feminino, realizei uma revisão bibliográfica narrativa com o objetivo de divulgar a realidade negligenciada dessas mulheres.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF