Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA CONSISTÊNCIA INTERNA E VALIDADE CONVERGENTE DE ESCALAS DE CONTROLE PSICOLÓGICO PARENTAL EM ADULTOS EMERGENTES BRASILEIROS
Autor(es): MARIA CLARA SIQUEIRA REGO
Colaborador(es): BRENO SANVICENTE VIEIRA - Orientador
Catalogação: 23/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71160@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71160
Resumo:
Introdução: O controle psicológico parental é um conceito multifacetado caracterizado como a tentativa de manipulação emocional da relação entre pais e filhos. Barber (1996, 2012) elaborou dois instrumentos para medir o constructo do controle psicológico parental, sendo eles o Psychological Control Scale-Youth Self Report (PCS-YSR) ePsychological Control – Disrespect Scale (PCDS) que medem o constructo de duas formas: táticas de manipulação e coerção, e desrespeito a individualidade. Dada a relevância para a avaliação psicológica dos efeitos da parentalidade e a ausência de versões adaptadas para o Brasil, este trabalho buscou traduzir, adaptar, testar e investigar propriedades psicométricas da PCS-YSR e da PCDS. Método: A tradução e adaptação contou com etapas manualizadas para a tradução de instrumentos. A coleta de dados foi realizada com 265 adultos emergentes, no formato online. Valores do alfa de Cronbach, análises fatoriais exploratórias e confirmatórias avaliaram a consistência interna das escalas, enquanto correlações com medidas de depressão e ansiedade avaliaram a validade convergente. Resultados: O processo de tradução e adaptação ocorreu bem. Bons índices de fidedignidade foram encontrados, variando valores de alfa de Cronbach entre 0.847 a 0.857. Os resultados demonstraram que, apesar da AFE ter apresentado dois fatores (um para pais e um para mães), as AFCs corroboraram a estrutura teórica de que os instrumentos funcionam separadamente. Atestamos a validade convergente com correlações positivas das medidas com escores de sintomas depressivos e ansiosos. Conclusão: Os instrumentos PCS-YSR e PCDS permitem medir o constructo do controle psicológico parental com evidências de validade e fidedignidade adequadas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF