Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: POR UMA FORMAÇÃO MAIS QUEER
Autor(es): AMANDA PRANGE GERPE MENDES BARROS
Colaborador(es): KENIA SOARES MAIA - Orientador
Catalogação: 23/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71154@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71154
Resumo:
Esse trabalho tem como principal objetivo avaliar uma percebida necessidade e desejo por uma formação mais queer. Isso foi feito a partir de uma pesquisa bibliográfica, combinada com uma pesquisa de metodologia qualitativa de Análise Cartográfica. Na pesquisa bibliográfica, foi considerado necessário a realização de um panorama históricoda comunidade LGBTQIAPN+ brasileira, já que muito da forma que gênero e sexualidade são encarados na atualidade tem ligação direta com acontecimentos históricos que se iniciaram na colonização. Passando pela criação dos manicômios. ditadura militar, crise da AIDS, entre outros eventos marcantes para a história da comunidade, foi possível elaborar uma perspectiva mais compreensiva das construções que informam a psicologia e os psicólogos. Passando do panorama histórico, se considerou de extrema importância a realização de uma análise mais teórica sobre gênero e sexualidade, entrando na teoria queer principalmente a partir de Judith Butler e Paul B. Preciado. Na parte da pesquisa qualitativa foram entrevistades doze alunes LGBTQIAPN+ a partir do quinto período, de seis universidades do Rio de Janeiro, públicas e privadas. A partir das entrevistas foi constatado que es alunes percebem uma falta de interesse das instituições para incluir tópicos de gênero e sexualidade, considerando a maioria des psicólogues despreparades nesse quesito. Houve muitos relatos de LGBTQIAPN+fobia dentro e fora da universidade, por profissionais de psicologia, algo considerado pelos alunes preocupante e que vai diretamente contra oCódigo de Ética do Psicólogo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF