Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A ARTE COMO INSTRUMENTO NA TERAPIA COGNITIVOCOMPORTAMENTAL COM CRIANÇAS
Autor(es): LETICIA RABELLO SAMPAIO
Colaborador(es): LUCIANA BROOKING TERESA DIAS - Orientador
Catalogação: 18/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71145@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71145
Resumo:
A arte pode ser um caminho para acessar conteúdos emocionais de relevância. Nesse sentido, a Terapia Cognitivo-Comportamental pode se beneficiar desse material no seu trabalho com crianças. Dessa forma, o presente estudo busca abordar a interseção entre a infância, a arte e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Para tal, foram realizadas buscas nas bases de dados MEDLINE PubMed, ResearchGate, SciELO, EBSCO e Google Acadêmico, a fim de explorar o conceito de desenvolvimento humano na infância, destacando a relevância de compreender os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais do desenvolvimento infantil. Foram encontradas informações com ênfase nas reações emocionais e o desenvolvimento da capacidade de expressão da criança por meio da arte, fazendo uma análise do papel da arte na TCC e destacando sua função como ferramenta alternativa de comunicação, capaz de transcender as limitações verbais tradicionais. A adaptação das técnicas da TCC, incluindo Planos de Ação, para incorporar expressões artísticas, reforça a versatilidade dessa abordagem de psicoterapia. Assim, este estudo oferece uma visão abrangente sobre como a arte pode ser eficaz na TCC com crianças, destacando a importância de reconhecer as etapas do desenvolvimento humano e suas implicações no processo terapêutico. Ao adaptar as técnicas terapêuticas de modo a considerar os estágios do desenvolvimento e promover a expressão artística, a TCC se mostra uma abordagem flexível e eficaz com crianças, evidenciando o potencial benéfico da arte no processo terapêutico infantil.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF