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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA ADICÇÃO DIGITAL EM ADOLESCENTES
Autor(es): JULIANA LUIZA MOREIRA DE OLIVEIRA
Colaborador(es): MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador
Catalogação: 17/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71119@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71119
Resumo:
Ao longo do presente trabalho, explorou-se as investigações a respeito da adicção digital realizadas por grandes expoentes da área, comparou-se os resultados obtidos nas principais pesquisas acerca do tema e debateu-se as suas implicações para a promoção da saúde dos indivíduos. Os achados e percepções de diversos autores foram integrados e discutidos com o objetivo de apresentar o distúrbio e seus diversos subtipos e reiterar a urgência da consolidação da adicção digital como um diagnóstico oficial incluído nos principais manuais diagnósticos. Ao longo do texto, discorreu-se sobre a natureza da internet e seu papel na vida dos jovens, sobre as características, os sinais e os sintomas da adicção digital em adolescentes, assim como sobre os possíveis preditores e fatores de risco para o uso problemático, sobretudo sobre a égide da Teoria Cognitivo-Comportamental e das Neurociências. Também foram abordadas as consequências pessoais, sociais, físicas e psicopatológicas dos comportamentos adictivos relacionados à internet, as formas de prevenção e tratamento do uso problemático e questões relativas às diversas nomenclaturas pelas quais a adicção digital é conhecida. Além disso, abordou-se o modo como a dependência de internet se relaciona com outras patologias, o que está diretamente ligado às formas de tratamento disponíveis.
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