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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DA CRIANÇA NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Autor(es): ISABELA BERNARDI MELO
Colaborador(es): ANDREA SEIXAS MAGALHAES - Orientador
Catalogação: 17/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71118@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71118
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar as implicações dos valores da família contemporânea nos processos de subjetivação da criança. Para isso, discorreremos sobre a história da instituição família nos últimos séculos, ressaltando as mudanças na organização familiar ao longo do tempo, bem como os principais valores que regem a família contemporânea: autonomia individual, horizontalização das relações, respeito mútuo. Em seguida, investigaremos de que modo se dá o desenvolvimento emocional saudável da criança a partir dos estudos de Donald Winnicott, apontando para a importância da qualidade da presença e da autoridade parental neste processo. Na sequência, discutiremos a fragilização da autoridade parental na família contemporânea em decorrência da horizontalização das relações e seus desdobramentos nos processos de subjetivação das crianças. Como efeito, presenciamos o aumento do mal-estar subjetivo, no sentido do desamparo, que caracteriza as novas subjetividades infantis como resultados das transformações dentro da dinâmica familiar atual.
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