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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO PARA O TRANSTORNO BIPOLAR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autor(es): GIOVANNA LOPES CUNHA GARZONI
Colaborador(es): LUCIANA BROOKING TERESA DIAS - Orientador
Catalogação: 17/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71097@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71097
Resumo:
Esta revisão tem como finalidade apresentar aspectos a respeito da eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) no tratamento do transtorno bipolar em crianças e adolescentes. O objetivo principal foi analisar e sintetizar as evidências disponíveis sobre a aplicação da TCC nessa população, identificando seus benefícios e limitações. A revisão incluiu estudos publicados entre 2013 e 2023, selecionados a partir de bases de dados científicas relevantes. Os resultados indicam que a TCC pode ser eficaz no manejo dos sintomas do transtorno bipolar em crianças e adolescentes, oferecendo melhorias significativas no humor e no comportamento dos pacientes dessa faixa etária. Além disso, a TCC contribui para o desenvolvimento de habilidades adaptativas e estratégias de enfrentamento. No entanto, foram identificadas limitações nos estudos revisados, como a necessidade de mais pesquisas longitudinais e randomizadas para validar esses achados a longo prazo. As implicações clínicas sugerem que a TCC pode ser uma abordagem complementar valiosa aos tratamentos farmacológicos tradicionais, com potencial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.
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