Título: | O BURNOUT AUTÍSTICO: IDENTIFICANDO POSSÍVEIS MECANISMOS ENVOLVIDOS E DIFERENCIANDO-O DA DEPRESSÃO E DO BURNOUT OCUPACIONAL | ||||||||||||
Autor(es): |
AUGUSTO GIERKENS TOSTE |
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Colaborador(es): |
LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador |
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Catalogação: | 17/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71096@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71096 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente estudo teve como finalidade definir o burnout autístico, identificando os mecanismos
envolvidos nesse fenômeno, e distingui-lo da depressão e do burnout ocupacional. Sendo uma
revisão bibliográfica, o estudo é limitado devido à escassez de literatura sobre o tema. O burnout
autístico é caracterizado como uma síndrome que envolve perda de habilidades já adquiridas, maior
sensibilidade sensorial e profundo sofrimento, chegando a comportamentos autoagressivos e
suicidas. Além disso, a distinção entre depressão e burnout ocupacional não é clara, mas pode ser
traçada segundo alguns critérios. No caso do burnout autístico, a inclusão é vista como principal
intervenção. Espera-se contribuir para o reconhecimento da síndrome no meio científico e
incentivar novos estudos sobre o tema.
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