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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: UM OLHAR CRÍTICO PARA O FENÔMENO DA ALFABETIZAÇÃO PRECOCE
Autor(es): JOYCE CRISTINA DOS SANTOS SILVA
Colaborador(es): LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador
Catalogação: 17/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71095@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71095
Resumo:
A primeira infância é um estágio do ciclo vital que se estende do nascimento aos 6 anos de idade e se singulariza pela enorme gama de aquisições em termos de desenvolvimento, tais como a linguagem verbal e o refinamento das habilidades psicomotoras. Nas instituições de ensino públicas e privadas observa-se um movimento informal de alfabetização de crianças que se encontram no início dessa fase, ainda na pré-escola, num direcionamento pedagógico que vai de encontro aos ditames emanados das legislações que regulamentam a educação nacional. Diante desse panorama, torna-se imperiosa a discussão a respeito da pertinência de se alfabetizar as crianças pequenas, o que demanda o recurso aos conceitos de alfabetização e de letramento. Enquanto a primeira dá conta da estrita apropriação do código escrito da língua, o segundo está interessado em engajar o indivíduo em sua cultura letrada mediante práticas sociais que envolvem a escrita. Defende-se que o investimento em práticas de letramento para crianças dessa faixa etária é uma estratégia eficaz que assegura o direito desse segmento populacional à Educação sem deixar de observar o arcabouço jurídico que normatiza os paradigmas pedagógicos no Brasil, segundo o qual a alfabetização precoce não é recomendada.
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