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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: BRINCAR DE ESCREVER: UM OLHAR PSICANALÍTICO PARA A ESCRITA CRIATIVA
Autor(es): CAMILLE SCHNEIDERMAN DE CARVALHO
Colaborador(es): DANIELA ROMAO BARBUTO DIAS - Orientador
Catalogação: 17/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71091@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71091
Resumo:
A escrita criativa, segundo os psicanalistas Sigmund Freud e Donald Winnicott, é derivada da brincadeira infantil. O presente trabalho tem como objetivo contemplar a relação entre o brincar, o fantasiar e o escrever sob uma perspectiva psicanalítica. Para tanto, foram utilizados como base de estudo o artigo O poeta e o Fantasiar de Freud e os artigos de Winnicott em seu livro O brincar e a realidade; além de outros artigos e livros psicanalíticos para suporte. Ademais, foi acionada a poesia de Manoel de Barros e seus comentários sobre a escrita criativa visto no documentário Só dez por cento é mentira, além do documentário Tarja Branca, que aborda a brincadeira e a experiência cultural. Por fim, conclui-se que para além de possibilitar a produção de obras artísticas, o contato e apreço pela brincadeira e fantasia - inerentes a todos os indivíduos - pode viabilizar uma outra abordagem para a existência em um viver criativo.
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