Título: | BRINCAR DE ESCREVER: UM OLHAR PSICANALÍTICO PARA A ESCRITA CRIATIVA | ||||||||||||
Autor(es): |
CAMILLE SCHNEIDERMAN DE CARVALHO |
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Colaborador(es): |
DANIELA ROMAO BARBUTO DIAS - Orientador |
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Catalogação: | 17/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71091@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71091 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A escrita criativa, segundo os psicanalistas Sigmund Freud e Donald Winnicott, é derivada da
brincadeira infantil. O presente trabalho tem como objetivo contemplar a relação entre o
brincar, o fantasiar e o escrever sob uma perspectiva psicanalítica. Para tanto, foram
utilizados como base de estudo o artigo O poeta e o Fantasiar de Freud e os artigos de
Winnicott em seu livro O brincar e a realidade; além de outros artigos e livros psicanalíticos
para suporte. Ademais, foi acionada a poesia de Manoel de Barros e seus comentários sobre a
escrita criativa visto no documentário Só dez por cento é mentira, além do documentário
Tarja Branca, que aborda a brincadeira e a experiência cultural. Por fim, conclui-se que
para além de possibilitar a produção de obras artísticas, o contato e apreço pela brincadeira e
fantasia - inerentes a todos os indivíduos - pode viabilizar uma outra abordagem para a
existência em um viver criativo.
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