Título: | A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR NO BRASIL | ||||||||||||
Autor(es): |
MARIA THERESA CUNHA P VAN ERVEN |
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Colaborador(es): |
RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - Orientador |
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Catalogação: | 17/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71087@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71087 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O contexto escolar vai além do ensino formal e é onde as crianças começam a moldar sua identidade, aprendem a interagir com os outros, enfrentar desafios e se preparar para um futuro de aprendizado contínuo. A Educação Socioemocional (ESE) pode desempenhar um papel vital no desenvolvimento dos alunos. A escola é essencial no desdobramento das bases de aprendizado, abrangendo não apenas matérias acadêmicas, mas também competências socioemocionais. O presente estudo investigou a eficácia da Educação Socioemocional praticada no Brasil. Partiu-se da exploração do conceito, narrando seu histórico no cenário mundial e nacional, desde a criação do conceito de Inteligência Emocional, que parece ser uma base fundamental para compreender a temática. Em seguida, foram descritos e analisados os diferentes programas socioemocionais aplicados no Brasil, separando-os em dois grupos: aqueles com respaldo científico e os que carecem dele, destacando os benefícios dos programas, mas também abordando questões legítimas, como a falta de padronização e pesquisas que comprovem a eficácia dos projetos. Foram exploradas vantagens e desvantagens da inclusão deste modelo de educação nas escolas e finalizou-se com uma discussão sobre o que temos até agora e o que ainda precisamos estudar e desenvolver em termos de educação socioemocional que possam influenciar políticas e práticas educacionais futuras.
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