Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR NO BRASIL
Autor(es): MARIA THERESA CUNHA P VAN ERVEN
Colaborador(es): RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - Orientador
Catalogação: 17/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71087@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71087
Resumo:
O contexto escolar vai além do ensino formal e é onde as crianças começam a moldar sua identidade, aprendem a interagir com os outros, enfrentar desafios e se preparar para um futuro de aprendizado contínuo. A Educação Socioemocional (ESE) pode desempenhar um papel vital no desenvolvimento dos alunos. A escola é essencial no desdobramento das bases de aprendizado, abrangendo não apenas matérias acadêmicas, mas também competências socioemocionais. O presente estudo investigou a eficácia da Educação Socioemocional praticada no Brasil. Partiu-se da exploração do conceito, narrando seu histórico no cenário mundial e nacional, desde a criação do conceito de Inteligência Emocional, que parece ser uma base fundamental para compreender a temática. Em seguida, foram descritos e analisados os diferentes programas socioemocionais aplicados no Brasil, separando-os em dois grupos: aqueles com respaldo científico e os que carecem dele, destacando os benefícios dos programas, mas também abordando questões legítimas, como a falta de padronização e pesquisas que comprovem a eficácia dos projetos. Foram exploradas vantagens e desvantagens da inclusão deste modelo de educação nas escolas e finalizou-se com uma discussão sobre o que temos até agora e o que ainda precisamos estudar e desenvolver em termos de educação socioemocional que possam influenciar políticas e práticas educacionais futuras.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF