Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A DEVASTAÇÃO FEMININA E A POSSIBILIDADE DE SE ANCORAR UMA EXISTÊNCIA
Autor(es): MONICA NICOLLI PETRASSI
Colaborador(es): FABRICIO MARTINS PINTO - Orientador
Catalogação: 17/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71083@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71083
Resumo:
O presente trabalho propõe abordar a devastação feminina, percorrendo aos estudos sobre a sexualidade feminina de Sigmund Freud a Jacques Lacan no que refere-se aos impasses e restos deixados na relação primordial da menina com sua mãe. A partir de Lacan, abordaremos o conceito de gozo feminino, a partir das fórmulas lógicas escritas na tábua da sexuação, a fim de abordar uma vertente da sexualidade feminina que seria não-toda abordada pelo falo. Nesse sentido, percorreremos sobre a impossibilidade das mulheres formarem um conjunto, o que levará Lacan ao seu famoso aforisma: A mulher não existe. A partir dessa ideia, abordaremos a sexualidade feminina pela via do excesso. Sendo assim, não formando um universal, o que nos levará à concepção a ideia de que o feminino seria um conjunto aberto ao infinito. A partir dessa lógica de um excesso, e não de um menos, que será possível abordar os fenômenos da sexualidade feminina. Neste trabalho, então, buscamos apontar para a direção de que uma mulher, sem representação possível para o seu ser deve, portanto, se inventar, uma a uma. Esse trabalho, por sua vez, aponta para a escrita, seja essa na análise ou na letra.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF