Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A FLUIDEZ ENTRE AS POLARIDADES FEMININO-MASCULINO POR MEIO DA RELAÇÃO TERAPÊUTICA: UM OLHAR GESTÁLTICO
Autor(es): ALICE NASCIMENTO SAINT-MARTIN
Colaborador(es): SANDRA SALOMAO CARVALHO - Orientador
Catalogação: 17/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71082@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71082
Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre as reverberações da relação terapêutica, dentro da abordagem gestáltica, no processo de resgate do feminino em psicoterapia. Entende-se que a importância desse tema está associada ao enorme impacto que os valores sociais provocam na constituição do eu, revelando as dificuldades em assimilar as exigências de uma sociedade machista e colonialista. Estabelece-se uma análise histórica da constituição da polaridade feminino-masculino, entrelaçando-a com as contribuições da psicologia. Com isso, reconhecemos o experimentar a fluidez entre as polaridades, por meio da relação terapêutica, como um resgate do feminino e constituição do modo próprio de existir-no-mundo, trans(formando) o coletivo a cada novo encontro.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF