Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O ADOLESCER E AS EMOÇÕES: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM ADOLESCENTES DENTRO DA ESCOLA
Autor(es): BRUNA ARANHA FIALHO AMORIM
Colaborador(es): MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - Orientador
Catalogação: 17/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71080@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71080
Resumo:
A adolescência é comumente entendida como um período de transição, uma passagem da fase da infância para uma autonomia e individualidade da fase adulta. Ao mesmo tempo, também é um período no qual o jovem se afasta um pouco dos laços familiares e vai se encontrar entre seus pares no seu processo de construir a própria individualidade. Além disso, sabe-se que a educação socioemocional pode funcionar como instrumento de autoconhecimento, aprendizado sobre as emoções e influenciar no comportamento interpessoal. Assim, torna-se necessário investigar como tal educação pode impactar as relações entre adolescentes, assim como analisar quais projetos trabalham com tal proposta e suas respectivas comprovações. Entende-se, então, que o emocional sempre estará interligado com as relações interpessoais construídas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF