Título: | PARENTALIZAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES EM UM CONTEXTO DE INVERSÃO GERACIONAL FAMILIAR | ||||||||||||
Autor(es): |
MARIANA CARNEIRO BORGES MELLO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
RENATA MACHADO DE MELLO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 17/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71076@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71076 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho busca levantar algumas considerações sobre a saúde mental dos adolescentes em um contexto de inversão geracional familiar, no qual, ocupam, muitas vezes, o papel de cuidador dos demais membros da família, mesmo que não estejam aptos emocionalmente para tal. Inicialmente, investiga-se os aspectos da adolescência e seus processos e a noção de família. Em seguida, examina-se o processo de parentalização. Por fim, realiza-se uma discussão sobre as repercussões da parentalização na saúde mental dos adolescentes, a partir de fragmentos de uma ilustração clínica. Considera-se que a reflexão acerca da parentalização é um tema, ainda, pouco debatido na literatura brasileira, especialmente, com ênfase na adolescência. Em um país como o Brasil, em que se há grande defasagem socioeconômica e alta taxa de abandono paterno, cabe a observação de quem está suprindo responsabilidades parentais e de que forma isso está sendo feito.
|
|||||||||||||
|