Título: | A EMERGÊNCIA DA ALMA: UMA ANÁLISE JUNGUIANA INTEGRATIVA DOS PRIMEIROS ESTÁGIOS DA VIDA | ||||||||||||
Autor(es): |
HELENA BEATRIZ LYRA NETTO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
HENRIQUE DE CARVALHO PEREIRA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 16/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71069@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71069 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A psicologia analítica criada por Carl Gustav Jung, principalmente a prática
psicoterapêutica junguiana, reúne uma riqueza de conceitos e ferramentas que podem
favorecer tanto o desenvolvimento psíquico quanto o processo terapêutico durante os
primeiros anos de vida. Infelizmente, lacunas foram deixadas na teoria referente as fases
iniciais da vida psíquica humana. Frente a isso, junguianos e pós-junguianos se dedicaram
a cumprir a tarefa de complementar a teoria fundamentada na psicologia analítica,
direcionando-a a infância. O interesse do próprio Jung por campos de estudo que não
fossem os seus tem um papel motivador; deste modo, as seções deste trabalho buscam,
por meio de uma revisão literária, compilar os conhecimentos acerca da psicologia
junguiana infantil, articulando-a com conceitos de abordagem compatíveis e que são
pouco destacadas como possíveis pontos de encontro, com objetivo de promover um
estudo integrativo do desenvolvimento psíquico infantil.
|
|||||||||||||
|