Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AFETOS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA DE ENSINO
Autor(es): JORASA DE ALMEIDA DIAS
Colaborador(es): MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - Orientador
Catalogação: 16/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71066@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71066
Resumo:
Esta monografia tem como objetivo analisar a influência do afeto na aprendizagem, considerando as contribuições teóricas de Piaget, Vygotsky e Wallon como principais autores dentre outros. Esses foram selecionados devido à sua relevância na área da Psicologia do Desenvolvimento e à maneira como abordaram a importância dos aspectos afetivos no processo de aprendizagem. Inicialmente, são apresentadas concepções sobre o desenvolvimento humano no que diz respeito à aprendizagem. Em seguida, são discutidas as relações entre afeto e aprendizagem, explorando como esses aspectos se interconectam e influenciam mutuamente. A monografia aborda a importância de um ambiente afetivo positivo para promover a motivação, a concentração e o engajamento dos estudantes nas atividades de aprendizagem. Por fim, são apresentadas práticas pedagógicas sugeridas que visam promover a integração dos aspectos afetivos na sala de aula, estimulando o desenvolvimento emocional dos alunos e criando um ambiente propício para a aprendizagem significativa. Por meio da análise das contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon e da proposição de práticas pedagógicas sugeridas, espera-se que esta monografia contribua para a reflexão e o aprimoramento das abordagens educacionais, valorizando o papel do afeto na aprendizagem dos estudantes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF