Título: | AFETOS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA DE ENSINO | ||||||||||||
Autor(es): |
JORASA DE ALMEIDA DIAS |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 16/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71066@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71066 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta monografia tem como objetivo analisar a influência do afeto na aprendizagem, considerando
as contribuições teóricas de Piaget, Vygotsky e Wallon como principais autores dentre outros.
Esses foram selecionados devido à sua relevância na área da Psicologia do Desenvolvimento e à
maneira como abordaram a importância dos aspectos afetivos no processo de aprendizagem.
Inicialmente, são apresentadas concepções sobre o desenvolvimento humano no que diz respeito
à aprendizagem. Em seguida, são discutidas as relações entre afeto e aprendizagem, explorando
como esses aspectos se interconectam e influenciam mutuamente. A monografia aborda a
importância de um ambiente afetivo positivo para promover a motivação, a concentração e o
engajamento dos estudantes nas atividades de aprendizagem.
Por fim, são apresentadas práticas pedagógicas sugeridas que visam promover a integração dos
aspectos afetivos na sala de aula, estimulando o desenvolvimento emocional dos alunos e criando
um ambiente propício para a aprendizagem significativa.
Por meio da análise das contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon e da proposição de práticas
pedagógicas sugeridas, espera-se que esta monografia contribua para a reflexão e o aprimoramento
das abordagens educacionais, valorizando o papel do afeto na aprendizagem dos estudantes.
|
|||||||||||||
|