Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A MEDIAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TDAH
Autor(es): CAROLLINE SIMAO DE MATTOS
Colaborador(es): LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador
Catalogação: 16/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71064@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71064
Resumo:
O presente trabalho abordou o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em adultos e crianças, com ênfase no contexto infantil. O objetivo principal foi discorrer sobre a mediação escolar como estratégia de intervenção para indivíduos com TDAH, analisando o seu impacto no desenvolvimento e aprendizado das crianças diagnosticadas por esse transtorno. A pesquisa incluiu uma revisão narrativa de literatura, que apresentou uma síntese das principais teorias e estudos relacionados ao TDAH e à mediação escolar. Além disso, foi realizado um relato de experiência, descrevendo a observação e acompanhamento de um caso específico de uma criança com TDAH e que tinha mediação escolar. Os achados evidenciaram a importância do trabalho desse profissional na área da educação, ressaltando sua relevância no contexto escolar e na qualidade de vida das pessoas com TDAH.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF