Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: INFÂNCIA DIGITAL: O EXCESSO DE TELAS E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Autor(es): PAULA XAVIER DA ROCHA VIANNA
Colaborador(es): RAPHAEL SACCHI ZAREMBA - Orientador
Catalogação: 16/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71052@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71052
Resumo:
Este trabalho analisa os benefícios e malefícios das telas, enfocando como a utilização de tecnologias digitais pode afetar o desenvolvimento infantil. O objetivo geral deste estudo é identificar as principais consequências do uso de telas, incluindo danos físicos, psicológicos e sociais. Por meio de uma revisão bibliográfica de livros e artigos, em repositórios científicos, são apresentadas informações relevantes sobre o tema. A análise destaca os efeitos negativos do uso excessivo de tecnologias em crianças e jovens, muitas vezes, excedendo as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que podem impactar o corpo, a mente e as relações sociais, resultando em consequências indesejáveis no desenvolvimento. O texto também contribui desmistificando algumas crenças sobre as crianças e as telas. Além disso, ressalta-se o papel crucial dos pais e professores como mediadores no uso dessas tecnologias, promovendo um equilíbrio saudável entre o uso digital e outras atividades essenciais para o desenvolvimento infantil.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF