Título: | INFÂNCIA DIGITAL: O EXCESSO DE TELAS E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL | ||||||||||||
Autor(es): |
PAULA XAVIER DA ROCHA VIANNA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
RAPHAEL SACCHI ZAREMBA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 16/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71052@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71052 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho analisa os benefícios e malefícios das telas, enfocando como a utilização de
tecnologias digitais pode afetar o desenvolvimento infantil. O objetivo geral deste estudo
é identificar as principais consequências do uso de telas, incluindo danos físicos,
psicológicos e sociais. Por meio de uma revisão bibliográfica de livros e artigos, em
repositórios científicos, são apresentadas informações relevantes sobre o tema. A análise
destaca os efeitos negativos do uso excessivo de tecnologias em crianças e jovens, muitas
vezes, excedendo as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da
Organização Mundial da Saúde (OMS), que podem impactar o corpo, a mente e as
relações sociais, resultando em consequências indesejáveis no desenvolvimento. O texto
também contribui desmistificando algumas crenças sobre as crianças e as telas. Além
disso, ressalta-se o papel crucial dos pais e professores como mediadores no uso dessas
tecnologias, promovendo um equilíbrio saudável entre o uso digital e outras atividades
essenciais para o desenvolvimento infantil.
|
|||||||||||||
|