Título: | ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM TREINO COGNITIVO DE MEMÓRIA: FUNÇÕES EXECUTIVAS E ATENÇÃO EM GRUPO PARA IDOSOS | ||||||||||||
Autor(es): |
DAVID GUIMARAES ZAMBELLI |
||||||||||||
Colaborador(es): |
HELENICE CHARCHAT FICHMAN - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 16/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71048@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71048 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O número de idosos no Brasil está aumentando rapidamente. Com relação a isso, o envelhecimento é marcado por um declínio cognitivo das principalmente nas funções executivas, atenção e memória, que podem evoluir para quadros de transtorno neurocognitivo leve. Além disso, o isolamento social é considerado um fator de risco para o comprometimento cognitivo. O treino cognitivo surge como uma intervenção eficaz para diminuir ou estagnar tais perdas na cognição, os quais podem ser realizados em grupo para maximizar as relações sociais. O objetivo deste estudo é desenvolver um protocolo de treino cognitivo para um grupo de idosos com Transtorno Neurocognitivo Leve. O treinamento foi realizado no Serviço de Psicologia Aplicada da PUC-Rio. Participaram da pesquisa 10 idosos com idades entre 61 e 86 anos (média: 75,25 e desvio padrão: 7,63). Para verificar os efeitos do protocolo, realizamos uma breve avaliação neuropsicológica antes e após o termino das intervenções. Apesar das limitações do estudo, os resultados preliminares sugerem melhorias em diversas funções cognitivas, com destaque para o aumento nas pontuações das seguintes tarefas: Mini-Exame do Estado Mental, Desenho do Relógio, Memória Incidental, Aprendizagem e Fluência Verbal Fonêmica, indicando a viabilidade do estudo.
|
|||||||||||||
|