Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: BURNOUT DIGITAL: O QUE ESTAMOS VIVENDO HOJE?
Autor(es): GUILHERME ABRANCHES SUCUPIRA
Colaborador(es): MONAH WINOGRAD - Orientador
Catalogação: 16/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71046@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71046
Resumo:
O excesso do digital é uma questão contemporânea urgente e necessita atenta reflexão. Com a pandemia, o mundo digital passou a fazer parte da vida das pessoas de uma forma intensa. Essa experiência de estar em demasia no digital foi traumática para algumas pessoas. O conceito de burnout digital surge com base em pesquisas verificando problemas na saúde mental no contexto das universidades, entre os alunos e os professores. Em síntese, o burnout se configura quando todos os recursos de defesa do sujeito frente a uma condição de estresse se esgotam. O impacto da digitalização da vida na saúde mental das pessoas, principalmente das redes sociais, em especial nas crianças e adolescentes, é alarmante. Esse trabalho tem um viés teórico com uma abordagem crítica fundamentado na psicanálise, na filosofia e em pesquisas de avaliação. O intuito final foi apontar os possíveis caminhos de saída do Burnout e do Burnout digital, com base na psicanálise.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF