Título: | O CORPO NA ERA DIGITAL: A PRIMAZIA DO OLHAR E DA IMAGEM NA SUBJETIVIDADE CONTEMPORÂNEA | ||||||||||||
Autor(es): |
GIOVANNA FURTADO DE MENDONCA |
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Colaborador(es): |
MARIA ISABEL DE ANDRADE FORTES - Orientador |
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Catalogação: | 16/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71044@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71044 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente monografia se insere no campo de estudos sobre subjetividades contemporâneas e tecnologia digital, investigando especialmente a vivência do corpo nas redes sociais. Considerando a produção de subjetividades e categorias de sujeito próprias ao cenário atual, no qual testemunha-se uma real invasão da tecnologia digital em nossa cultura, o objetivo principal deste estudo é analisar como a cultura digital incide no registro do corpo, e a sua circunscrição na normatividade do olhar e das imagens nas redes sociais. Assim, busca-se compreender a função imperativa do olhar na lógica digital, e seus efeitos na percepção que
os indivíduos têm de sua imagem corporal. Em particular, examina-se o imperativo de corpo belo hoje, a partir da manipulação de imagens digitais através do uso de filtros e o aumento da procura por cirurgias plásticas e procedimentos estéticos. Destaca-se que o ato de compartilhar fotos de si nas redes sociais se tornou parte da dinâmica narcísica do sujeito contemporâneo, na qual o reconhecimento social parece ter se deslocado para o reconhecimento digital, expresso por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Essas reflexões indicam possíveis impactos do ato de ver e ser visto nas telas, renovando a discussão sobre a relação entre o sujeito, sua imagem especular e o Outro na cultura digital.
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