Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: TODOS OS CAMINHOS LEVAM AO INFINITO: A RELAÇÃO DA PSICOLOGIA JUNGUIANA COM O PENSAMENTO VÉDICO
Autor(es): NICOLAS DANTAS GERALDI
Colaborador(es): HENRIQUE DE CARVALHO PEREIRA - Orientador
Catalogação: 16/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71038@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71038
Resumo:
O presente escrito tem por objetivo relacionar conceitos centrais da psicologia junguiana e do pensamento védico. Esta análise teve como base a obra do psicólogo e psiquiatra Carl Jung, com enfoque nos volumes que dizem respeito à sabedoria oriental, e a obra do físico e sábio indiano Maharishi Mahesh Yogi, que interpretou os Vedas e tornou este conhecimento acessível ao ocidente. Podemos compreender que esta é uma análise que relaciona duas vertentes com bases teóricas distintas, porém, apresentam pensamentos com semelhanças notáveis. Jung foi um grande estudioso da obra oriental e sua psicologia foi diretamente influenciada por algumas concepções védicas, como a ideia de Ātmā, que influenciou a formulação do conceito de si-mesmo. Portanto, nesta monografia apresento e relaciono os conceitos de si-mesmo, individuação e imaginação ativa com o de Ātmā, dharma e meditação transcendental. Por meio da revisão bibliográfica, foi possível constatar a forte relação existente entre as duas vertentes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF